segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Mensagem de Ano Novo do Presidente da República

Entramos no novo ano de 2011, eu estive a analisar a mensagem do Presidente da República que foi emitida na televisão e que se encontra disponível no sítio da internet da Presidência da República, a mensagem é, sem dúvida, uma mensagem de esperança vinda do Sr. Presidente da República. Colocou como primeira prioridade para este ano de 2011, o combate ao desemprego e ao combate da pobreza. Como todos sabemos, o ano de 2010 foi o ano internacional da erradicação da pobreza e da exclusão social e de nada tem-se feito sobre a pobreza e da exclusão social... Foi-se agravando a pobreza, foi-se agravando a exclusão social e agravou-se, também, o desemprego. No nosso país, estão declarados 600 mil desempregados a nível nacional (pode consultar em «posts» anteriores os dados do desemprego freguesia a freguesia dos três trimestres de 2010) no 3º trimestre de 2010, mas saliento as palavras do Sr. Presidente da República como um repto ao Governo para acabar com este flagelo do desemprego.
O Governo têm como medida prioritária as Obras Públicas para criar emprego e resolver o problema do défice da despesa pública. Não é nas Novas Oportunidades que vai resolver o problema do desemprego... As pessoas pretendem trabalhar não pretendem aumentar as suas qualificações porque nos dias que correm, nem o 12º ano de escolaridade vai garantir a curto prazo um posto de trabalho. As empresas exigem tanto dos candidatos que muitos acabam por desistir de procurar trabalho...
A solução para para aumentar a qualificação dos portugueses, neste momento presente, seria garantir postos de trabalho e na própria empresa garantir a possibilidade de integrar no programa Novas Oportunidades. Não é no estando no desemprego recebendo subsídios de desemprego e rendimentos sociais de inserção que se deve aumentar as qualificações, é garantir um posto de trabalho que as pessoas se motivam para aumentar as suas qualificações.
Nesta situação, o Governo tomou más decisões políticas sobre este tema do desemprego e o Presidente da República lançou o mote para esta eleições presidenciais dar como prioridade o combate ao desemprego durante o ano de 2011. E isso, era a prioridade de todos os candidatos à Presidência da República Portuguesa. Pelo que faço o apelo em votar Cavaco Silva nestas Eleições Presidenciais! Todos os outros candidatos dão como prioridade a queda do Governo, a Justiça e o fim das «escandaleiras» como o BPN, que dizem que envolvem directamente o actual Presidente da República.
No final do ano de 2010, saiu uma portaria que todo e qualquer cidadão pode constituir uma empresa com capital social de 1 Euro. Penso que a ideia não é absurda mas necessita de ser acompanhada por duas entidades que deveriam ter como função, não de fiscalizadora, mas de supervisão para que as empresas constituídas não sejam encerradas fácilmente. O Governo não está a resolver o desemprego mas sim a criar mais falências e não criação de postos de trabalho, irá só dar mais dinheiro ao Estado por via do pagamento dos emolumentos de constituição. Já se paga muitos impostos e está-se a tributar mais ao que não pode ser tributado.
As entidades que deveriam supervisionar as novas empresas que têm como capital inferior aos 5 mil Euros seriam o IAPMEI e o IEFP. Pelo menos os técnicos dos centros Novas Oportunidades podiam manter o seu posto de trabalho mas tendo outro trabalho. Esta supervisão, não só implica uma estratégia sobre a criação de postos de trabalho e da saúde financeira dessas mesmas empresas para que a médio-longo prazo não encerrem portas. Pelo que o apelo feito pelo Presidente da República, é justo, coerente e plausível, para se combater a fome e a pobreza é com a criação de trabalho. Deve ser criadas oportunidades iguais a todos os cidadãos para que não ser excluído.
Noto nesta mensagem do Presidente da República, uma mensagem de esperança junto dos portugueses. Esperança que os portugueses devem acreditar e que devem ser credibilizadas. Após as eleições presidenciais, vamos viver um novo ciclo político que pode implicar muitas coisas, como a queda do Governo ou mesmo a presença do FMI.

Podem ver a emissão no MC Coment TV às 19:00 que é emitido o Comentário da Semana que é falado sobre a Mensagem de Ano Novo do Presidente da República. Este programa vai ser repetido todos os dias até que sejam colocados novos vídeos de comentários.

Sem comentários:

Enviar um comentário