sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Portugal em Estado de Sítio!

Finalmente a corda rebentou! Já não era de admirar o que o Governo queria fazer no próximo Orçamento de Estado. Mais aumento de impostos atacando mais uma vez quem contribui mais... claro o «Zé Povinho»!
Dois pontos percentuais no IVA (Imposto de Valor Acrescentado) na taxa máxima e teríamos o mesmo IVA que a Grécia adopta. 23% de IVA é aglutinar com cerca de 19 milhões de Euros mensais que o Estado recebe.
Como o MC Coment se encontra no Facebook, denuncio este valor: 87 MILHÕES DE EUROS! Sabem o que é este valor? É o valor que o Estado Português recebeu desde do dia 1 de Julho de 2010 com o aumento de 3% de IVA (que dá 1% por cada taxa) e acham que não é roubo a mais? Mais dou conhecimento, durante os dois anos em que o Governo esteve com o IVA a 20% em vez de 21%, como hoje pagamos, o Estado deixou de receber cerca de 500 MILHÕES DE EUROS! 500 MILHÕES DE EUROS que poderia atenuar a tensão social que estamos a viver.
Li muitas coisas por parte de muitos utilizadores do Facebook, na maioria dos órgãos de comunicação social, e esquecem-se que sem argumentos não podemos estar a dar descrédito a coisas que afectam muito os cidadãos. Ainda existe os tiques do «lápis azul»... mas aqui vai algumas considerações. Os Portugueses estão cansados de pagar a crise, e têm mais do que razão para reclamarem isso mas existe a «face oculta» dos Portugueses... no momento de votar em vez de abster-se ou votarem nulo estão a votar sobre protesto ao poder político. Acho que existem coisas que muitos que têm um cartão de eleitor não pensou nesses casos. Possivelmente o nosso ensino público, está a informar mal de que nós não devemos ir a reboque de ideias que não estão ao nosso encontro. Eu já fui abstencionista e justifiquei o porquê! Se todos nós justificássemos o nosso voto na urna, iria ouvir muito silêncio ou dizer o mesmo «olha porque não tenho escolha» ou mesmo «é este e quero lá eu saber». Isto é a nossa educação cívica dos portugueses, mas também noto que muitos portugueses não têm ideias para melhorarem o seu pais e como viverem um pouco melhor.
Mas uma coisa é certa, ninguém apresentou ideias para tornear o desemprego, para tornear o aumento absurdo dos impostos e de como reduzir as despesas do Estado. Será que temos que aprender com as mulheres?... (Atenção não é uma forma de ser machista mas acho que as mulheres são o bom exemplo de como poupar ou até mesmo saber o que deve comprar) Parece que sim...
O Presidente da República quer ouvir os Partidos políticos representados na Assembleia da República para falar da Crise Económica e Política que foi criado nos últimos dias na Comunicação Social pelo recuo do PSD em aprovar o Orçamento de Estado de 2011. Mas se formos analisar friamente esta atitude do Presidente da República nota-se que está eminente uma dissolução da Assembleia da República (que é a mesma coisa que dissolver o Governo) porque não estão reunidas as condições políticas para a governação do país. E nisso todos os portugueses estão de acordo! Mas vamos lá ver... alguém têm ideias?...
Ouço sempre a mesma ideia, cortar das reformas de ouro de muitos políticos, é uma ideia que faz sentido mas não é a única coisa que deve ocorrer na maioria dos cidadãos. Existe muitas coisas que deveríamos aplicar... todos nós que vivemos na nossa freguesia, no nosso concelho ou mesmo na nossa região sabemos que existem muitos problemas que poderiam ser atenuados. Mas alguém é capaz de me dizer alguma ideia para a sua região? Com que base de estudo tem a sua ideia para desenvolver na sua região?... Questões que poucos sabem responder. Mas existe uma coisa que o país não pode esquecer, já temos cerca de 600 mil desempregados, alguém me dá uma ideia para resolver estes 600 mil desempregados?... Não temos soluções mágicas o que podemos é trabalhar num colectivo e não numa forma individualista e isso têm de acabar.
Com tanta CRISE, que estamos envolvidos, ao longo destes 11 anos, só existe uma solução... uma Guerra Civil ou uma Manifestação no Palácio de Belém. Só assim é que se acaba com os ódios de uma facção do povo contra a outra facção. Isto me faz lembrar a guerra entre professores por causa de um objectivo comum, melhores condições para os professores.
Deixo aqui um desafio aos Portugueses (no Facebook, já me desafiaram em eu ir para o Governo. Eu agradeço essa manifestação de interesse), porque não irmos bloquear o Palácio de Belém, o Palácio de São Bento e o Aeroporto de Figo Maduro por forma a bloquear a entrada do Sr. Pinto de Sousa depois de vir dos «USA»? Só assim é que revela o descontentamento GERAL dos cidadãos!
Aqui neste blog, deixo uma mensagem ao Sr. Presidente da República: «Dissolva o Governo! O Sr. Presidente sempre demonstrou um enorme sentido de Estado ao longo de 5 anos, agora deveria fazer o mesmo sentido de Estado em dissolver o Governo. Existem 4 milhões de pobres em Portugal, pobres esses que vivem com muito sacrifício e abdicam-se de muitas coisas que todos os Portugueses fazem. Devolva a dignidade ao Estado e ao Povo!»

Peço atenção ao todos os leitores, dentro de alguns dias, irei revelar os números do desemprego do 2º Trimestre de 2010 freguesia a freguesia. Pode ser que tenha que revelar os do 3º Trimestre mas para isso terei de aguardar a divulgação pública por parte do INE. Mas terei todo o gosto em fazer chegar os verdadeiros números negros que os Portugueses não sabem, não acreditam e não aceitam.

2 comentários:

  1. Basta fazer as contas,600 mil actualmente, com 4 mandatos como o "primeiro" prometia criar 150 mil, em 16 anos estamos no pleno emprego.

    Quando divulgares numeros do desemprego, faz o exercicio (se possível) e soma os trabalhadores activos que têm abandonado Portugal para irem trabalhar noutros países.

    Francisco Pinheiro

    ResponderEliminar
  2. Caro Francisco Pinheiro,

    Muito obrigado pela sua mensagem que enriquece este espaço que é aberto a todos os que participam.

    É verdade que o actual Primeiro-Ministro prometeu 150 mil empregos durante o seu mandato e o facto virou-se ao contrário, até ao final do mandato, 300 mil empregos foram extintos e nós (povo) não entendemos porque razão é que o Governo mentiu aos portugueses. Mas também pergunto a muitos eleitores que votaram nestas últimas eleições, porquê que votam um «patife» que mentiu categoricamente aos Portugueses que iria criar postos de trabalho e ainda dão mais confiança a ele?... Fica a pergunta...

    Quanto à sua proposta de trabalhadores em idade activa que abandonaram o nosso país, teria de fazer um trabalho de investigação para saber quantos portugueses abandonaram o país, quais as suas origens, qual a sua faixa etária, qual o seu grau de qualificação escolar e quais foram os países de destino. Acho que ajuda a esclarecer uma lacuna que o Governo não pensou. Mas agradeço a sua sugestão que não irei esquecer de desenvolver.

    ResponderEliminar