quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O País mais pobre e mais incompetente socialmente

Portugal está mesmo à beira do abismo... É verdade!
Nestes últimos meses, executei um trabalho de carácter pessoal que revela uma das grandes fragilidades do nosso país - O DESEMPREGO E A POBREZA.
Designei o projecto como «Projecto Stats» na qual revela e interpreta os dados provenientes da única entidade pública de estatísticas que revela a verdadeira realidade da nossa população Portuguesa - o INE.
Até à data em que é publicado este «post», ainda faltam algumas sub-regiões do Norte do nosso país e das Regiões Autónomas, recolher os dados de população do ano de 2009 que por sua vez fará automaticamente a apuramento ao nível de freguesia o número de desempregados ocorrido nos 1º e 2º Trimestre de 2010 e de pobres. E o que posso apurar é cenários catastróficos! Existem regiões em que cresceram de população e têm problemas tão graves como têm a Grande Lisboa. Não é só o interior que é «descapitalizado» mas é o país em geral.
Numa primeira análise que efectuei, concelhos do Alentejo, isto é um exemplo, em que reduziram de população, sobretudo na zona raiana com Espanha, e outros em que aumentaram, sobretudo os concelhos que mais se aproximam das cidades de Lisboa e Setúbal. Isto é mesmo surreal...
Já comecei a divulgar em algumas associações e movimentos cívicos do nosso país estes valores e muitos questionam qual foi a fonte e se existe alguma hiperligação onde podem observar estes dados. Irei denunciar estes valores publicamente em Assembleias de Freguesia e Municipais para exigir aos autarcas e ao Poder Central que O PAÍS NÃO EVOLUI! O PAÍS NÃO CRESCE! O PAÍS NÃO GANHA! Depois de tantos valores que fui obtendo, dá para entender que estamos a ser mal governados, mal geridos, mal orientados e muito mal AJUDADOS!
Questionam-se: «Será que é o Estado que é o maior culpado?...» Claro que não é o único! A culpa é do Estado, do Governo, da Sociedade Civil, da Igreja Católica e das Multinacionais que fazem a política da eliminação de postos de trabalho e de empresas que fazem concorrência «pseudo» salutar ao mercado, de uma Igreja que não é capaz de ter mão firme junto do Poder Central e de uma Sociedade Civil que se diz solidária mas vive com a «solidariedade de sarjeta» porque realmente a Sociedade não ajuda verdadeiramente os seus semelhantes só quer-se exibir que ajudam mas é só quando os holofotes e microfones estão apontados junto dessas pessoas.
Caros Leitores, deixo aqui um enorme desafio... querem que vos revele todos os valores? Sugiro a todos os Portugueses a juntar-se e sentamos numa mesa ou até mesmo apelar à Comunicação Social que me dê a voz para dizer aquilo que os «politiqueiros» não querem ouvir nem ler mas que o Povo pede explicações e que não têm respostas.
Estou à espera de respostas que algumas secções de partidos políticos representados na Assembleia da Republica que me permita fazer sessões de esclarecimentos destes dados que fui obtendo e analisando freguesia a freguesia que o INE não revela. Também espero contactar com o JN (Jornal de Notícias), que não há muito tempo apresentou uma Infografia com os dados estatísticos de desemprego fornecidos pelo IEFP que é cheia de erros e de utopias de números que não revelam a verdadeira quantidade absoluta de cidadãos no desemprego, e entregar os valores correctos ao nível do concelho (que posso dar ao nível de freguesia sem problemas).
Mas fixemos no valor que o INE apresentou em Agosto de 2010, somos cerca de 590 mil desempregados e nada está a ser feito sem exigir, pela «política da espada», o aumento forçado das qualificações escolares quando não está em causa qualificações mas sim falta de postos de trabalho para cerca de 590 mil desempregados.
Mais uma sugestão aos Senhores Empresários: Deixem-se de diplomas e de qualificações! Porque na Europa o conceito de trabalho é a vontade das pessoas quererem trabalhar e não ter um trabalhador que não faça nenhum e receber um ordenado no fim do mês sem produzir para a empresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário