quinta-feira, 5 de julho de 2012

(Des)Segurança Social Portuguesa

Ontem, estive num Hotel em Lisboa a ouvir dois responsáveis do actual governo para falarem de políticas sociais em tempos de crise. E o que ouvi foi escandaloso… (para não dizer que foi revoltante)

Somos confrontados por desemprego muito alto, abandono de cidadãos nacionais do país, abandono equivalente de cidadãos estrangeiros, baixa natalidade e menos oportunidades de emprego e agora questionam todos: Onde está o famoso Plano de Emergência Social?...

Nessa mesma conferência, o Secretário de Estado da Segurança Social, Marco António Costa, disse que se conseguiu reduzir a despesa em medicamentos e que conseguiu pagar aos construtores para habitações sociais a custo zero. Senhor Secretário de Estado, se foi a custo zero para erário público, onde estão essas habitações para centenas de milhares de famílias que estão endividados por causa da aquisição de casas que não conseguiram renegociar com os bancos? Será que não está a mentir aos portugueses?... É claro que teve custos! Mas denuncie qual o valor real!

Já o Ministro Pedro Mota Soares, foi mais gonorreia de esquecimento… (aliás até parece o Sócrates quando disse algumas coisas que hesitava sempre)

No início do mandato, disse que os beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) seriam obrigados a fazer trabalhos comunitários que têm de ser articulado com IPSS, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais. Hoje diz o seguinte, ‘têm de fazer políticas activas de emprego!’

Senhor Ministro, não acha que está a mentir novamente os portugueses com uma ideia absurda?... Já visitou os Centros de Emprego de regiões onde existe as maiores taxas de desemprego e quantas pessoas estão a trabalhar nesses mesmos Centros de Emprego do IEFP?... Já analisou bem os números do desemprego?... Parece que não, Senhor Ministro!

O Ministro Vítor Gaspar já avisou de que o desemprego vai continuar a aumentar e o Ministro da tutela da Segurança Social obriga as pessoas a irem trabalhar, se não existe nenhum plano ao combate ao desemprego? Estamos mesmo a viver outra vez com a mesma história dos últimos 7 anos, a história da mentira.

O Ministro e Secretário de Estado apregoaram os programas para os jovens quando na realidade o desemprego não atinge só os jovens. É de lamentar que continuamos a ver tantas pessoas a serem contratadas a recibo verde e continuamos a ouvir que ainda não têm direito a subsídio de desemprego e ainda dizem que no final do ano sairá uma portaria que lhes permite o subsídio de desemprego?... Certamente essa portaria só vai contemplar os recibos verdes desde da entrada em vigor e sem efeitos retroactivos… Se em vez de tomarem medidas para contemplar os recibos verdes, porque não acaba com os recibos verdes e também as Empresas de Trabalho Temporário, que é uma forma encapotada de falsos recibos verdes?...

Fiz variadíssimos avisos de que este caminho não está a correr como deve ser… e vou agora repetir:

Trabalho Comunitário aos beneficiários do RSI – A medida não é má mas não será um efeito perverso?... Os actuais beneficiários, cerca de 45 a 65%, iriam aceitar esse mesmo trabalho comunitário mas o problema vai se manter. Por cada mês que passa, são registados cerca de dezenas de milhares de pedidos de RSI, porque a sua situação profissional não vai alterar-se porque não é possível converter estes cidadãos de desempregados para empregados. Se muitos destes cidadãos que pediram RSI soubessem que têm de fazer trabalho comunitário, de certeza que não vão hesitar e vão aceitar a qualquer custo. E o problema do desemprego não é combatido, é agravado!

Bolsa de Estudo para jovens universitários conta para o rendimento das famílias – Mas desde quando é que uma bolsa de estudo é um rendimento? Então está-se a investir na formação ou a formação é para ganhar dinheiro de forma descarada? ‘Não vai ser contando para o rendimento mensal das famílias! É um investimento na formação!’ (Marco António Costa) Senhor Secretário de Estado, não será que está a dizer outra mentira que não corresponde com a realidade? Somos confrontados com isso várias vezes e como consequência, temos mais abandono dos jovens nas nossas universidades. Porque não clarifica isso numa portaria?... Se calhar passaria se das palavras para os actos.

Beneficiários do RSI não perdem a sua prestação se viver numa habitação social – Mas, andamos outra vez a enganar? Já acabaram com o Subsídio de Renda e agora baixa-se os valores das prestações sociais para continuarem a viverem miseravelmente?... Volto novamente a dizer, porque não se tomem medidas para as pessoas trabalharem em vez de estar a fazer a política da tesoura? Criem condições! É isso que as pessoas querem!

Ataque ao desemprego – Todos os programas de combate ao desemprego são viciados! O Programa Impulso Jovem é disso exemplo! Só abrange todas as regiões do país à excepção da Região da Grande Lisboa. Porquê que a Grande Lisboa têm de se distinguir do resto do país? Só porque residem mais pessoas? E porquê só aos jovens até aos 25/30 anos? Estamos a colocar à margem os restantes cidadãos! Porque não aplicar essas medidas para todos, em vez de ser só os jovens? Uma pessoa com mais de 25 anos tem um pouco mais de experiência. Porquê que não dão prioridade a esses dando-lhes mais ferramentas e dando mais credibilidade? Porque não mudam as regras do jogo do emprego (integrar as pessoas no trabalho) e deixarem de serem tão demasiado selectivos? Em países desenvolvidos, como os nórdicos (que é exemplo para tudo neste país), o que procuram é pessoas que sejam capazes de trabalhar. O Belmiro de Azevedo alguns anos fez uma proposta que ninguém soube aceitar, as Empresas deviam ao mesmo tempo dar trabalho mas ao mesmo tempo formar as pessoas no seu trabalho (Empresas-Escola), porque não se aplica isso? Oportunismo dos Sindicados e dos Patrões? Ou será que o Estado quer ser ‘dono e senhor’ da formação profissional dos cidadãos? Com esta ideia, combater-se-ia dois problemas: A formação e o desemprego. Porque o Governo não investe nesta filosofia?...

Com isto tudo eu (e outros mais) questiono: Como é que a Segurança Social é sustentável? Não será do trabalho das pessoas? Com esse trabalho das pessoas não paga as suas respectivas prestações sociais?...

Só sei que o CDS-PP sempre foi contra a qualquer tipo de prestação social a um cidadão e mostra que esta a querer atacar os ‘patifes’ que usam o dinheiro dos contribuintes (e muitos deles já tinham pago com o seu suor do seu trabalho e com provas registadas) quando na realidade quer é encher os bolsos da Segurança Social para continuar-se a pagar Pensões de Luxo a muitos senhores que nada fizeram pelo país? Paulo Portas já se pode reformar! Se não façam as contas… Reforma de Deputado da Assembleia da República, Reforma de Ministro da Defesa, Reforma de Ministro dos Negócios Estrangeiros e mais uma pequena Reforma como Professor da Universitário, Jornalista e outros mais que ainda não conhecemos. E ainda reclama pelas pensões mais baixas que nunca tiveram nenhum aumento?!...

O Primeiro-Ministro e o Ministro das Finanças já demonstraram a sua seriedade mas o resto dos seus funcionários (os Ministros e Secretários de Estado) são os que mais mentem.

Portanto, Sr. Ministro Pedro Mota Soares ou comece a dizer a verdade ou sai porta fora do Ministério, mas pelo seu próprio pé com as solas dos seus sapatos! (Nem a motoreta safa-se porque já deveria de ser penhorado como penhorou as pensões de milhares de portugueses que trabalharam!)



Post Scriptum – Faço duas sugestões a este ‘Fitipaldi’ das Motoretas, passeie a pé a Avenida da Liberdade em Lisboa e me faça um retracto social do que vê e, já agora, conte o número de suicídios registados (por sexo e faixas etárias) desde que o desemprego começou a aumentar. Para os restantes leitores, fica a reflexão…

Sem comentários:

Enviar um comentário