segunda-feira, 23 de julho de 2012

A Balança de três pratos...


Parece ridículo o que vou dizer, mas se calhar faz algum sentido. Eu sei que não existe uma balança de três pratos mas que a nossa economia, ou até mesmo o nosso país, deveria de ser gerida por três pratos de uma balança.


Infelizmente, a nossa economia não está equilibrada mas vamos usar uma balança de três pratos. Num prato temos a receita que provêm do trabalho (Rendimento Anual), no outro prato temos a produtividade (PIB Nominal) e no outro prato temos o custo de vida (PIB por Poder de Paridade de Compra). Se formos analisar, os três pratos estão demasiado desequilibrados!


Tendo em conta que em média cada português ganhe o salário médio (867,50 Euros), por ano só recebe 12 145 Euros. Segundo dados do FMI (Fundo Monetário Internacional), o PIB por Poder de Paridade de Compra (PPC) per capita de Portugal é de 19 298,84 Euros (anuais!). Se formos converter em percentagem estes dois pratos o Salário Médio é 38,5% e o PIB por PPC é de 61,5%, logo faz sentido que os salários deveriam de ser aumentados para termos o equilíbrio. Mas isto se a balança tiver dois pratos! Mas vamos comparar o Rendimento Anual com a Produtividade (PIB Nominal per capita)…
Por ano, mantemos os 12 145 Euros de salário médio e a produtividade é de 18 515,49 Euros, que convertido em percentagens seria 41% de Salário Médio e 59% de produtividade. Aqui concluímos que estamos a produzir mais que o nosso salário… mas não é bem verdade!...


Agora vamos pesar PIB Nominal com o PIB por PPC… Ficamos com 51,25% no PIB por PPC e 48,75% no PIB Nominal… Aqui concluímos que a nossa produtividade não justifica o nosso poder de compra! Agora vamos complicar e vamos pesar estes três pratos…


Impressionem-se que no prato do salário temos 23%, na produtividade temos 38% e no custo de vida temos 39%! Temos um enorme desequilibro! Para conseguirmos equilibrar esta balança teríamos de fazer três coisas: Aumento dos Salários, redução ligeira da produtividade e redução do preço de consumo! Agora questionam-me: Qual é o valor óptimo para estar tudo equilibrado? Fixem este valor: 15 721,92 Euros Anuais! O que significa que o salário médio dos portugueses deveria rondar os 1 123 Euros por mês! O que teria de aumentar o salário mínimo para os 627,84 Euros por mês por cada trabalhador.
Isto é o que os sindicatos devem estar a reclamar… mas onde está a boa vontade da produtividade se equilibrar face ao rendimento mensal e face ao consumo das famílias? Nenhuma! Porque existe um prato que está sempre de fora de todas as balanças: o da dívida!


Como infelizmente não conseguimos colocar esta balança de três pratos a funcionar, temos que usar sempre uma balança de quatro pratos, porque o valor da dívida não é despesa mas sim um encargo fixo que não nos permite crescer economicamente!


Eu não sou economista, mas pensem nisto…

Sem comentários:

Enviar um comentário