sexta-feira, 4 de março de 2011

Descoberta dos ladrões dos pobres (parte I)

Hoje em dia, está na ordem do dia, o dinheiro mal gasto do Estado e para incrível que pareça, muitos de nós fomos coniventes e «fechamos muito os olhos» sobre este tema. Durante algum tempo, estive a descodificar mais sobre o documento que a Direcção-Geral do Orçamento apresenta, mensalmente, em público e que a comunicação social reflecte mas não fala a verdade dos números que estão por trás da SÍNTESE DE EXECUÇÃO ORÇAMENTAL (SEO).
Este documento que é apresentado aos dias 20 de cada mês civil, dizem como está o Estado das Contas do Estado Português e infelizmente os órgãos de comunicação social ainda não souberam analisar com documentos anteriores que explicam muita coisa.
No MC Coment e no MC Coment TV, vamos analisar o documento e revelar números que nem os órgãos de comunicação social deu qualquer tipo de importância nem credibilidade jornalística e também contabilística e que todos os deputados, independente do partido que seja, foram coniventes e permissivos sem pedirem esclarecimentos sobre estes «contos do vigário»... O trabalho que está a ser feito vai demorar o seu tempo e estamos a apresentar de forma faseada por forma que todos os portugueses, que estão descrentes na política e nos políticos, entendam o que é feito do dinheiro que todos contribuem e que pensam que é para «chular» outros portugueses, mas faço a pergunta: «Quem é o chulo e quem é o 'chulador'?...»
Durante a investigação, coloquei a mim mesmo a questão: «O que será uma receita pode ter um montante negativo?...» (chamo a atenção ao canal MC Coment TV porque irei colocar na publicidade uma rabula sobre isto...) Procurei questionar a especialistas de contabilidade e fiscalidade se é possível haver uma receita, que há partida é um valor que efectivamente recebemos, que estejam em valor negativo e na realidade não é possível. Depois de interpretar tudo, só o valor é que pode ter o montante negativo é o saldo, para quem não sabe que a subtracção entre a receita e a despesa dá o saldo que pode ser positivo, que se trata de lucro, ou negativo, que se trata de prejuízo.
Como o documento da SEO só apresenta todos os valores acumulados de todos os meses do ano civil, fui começar a analisar a receita do Estado e desde 2005, ano em que José Sócrates tomou a posse como Primeiro-Ministro de Portugal (se a minha memória não me atraiçoa), a receita do IRC (Imposto sobre Rendimento de Pessoas Colectivas, o imposto pago das empresas) foi SEIS vezes com receita negativa. Pois é! SEIS VEZES! Mas o mais interessante disto tudo, é que das SEIS VEZES que isto acontece, foi sempre no mesmo período do ano, mês de AGOSTO...
Com tudo isto, pus-me a pensar... Como sabemos, durante o mês de Agosto, há pouca actividade económica... mas as empresas mesmo estando fechadas têm receita zero! Então como é que possível haver receita negativa?... Mas vamos apresentar esses valores para perceber...
Em Julho de 2005, o valor acumulado desde Janeiro ate Julho, a receita do IRC estava nos 2 482,5 Milhões de Euros e em Agosto de 2005, a receita ficou-se nos 2 387 Milhões de Euros o que o valor durante o mês de Agosto ficou com um montante negativo de 95,5 MILHÕES DE EUROS que não sabemos onde foi parar... No mesmo ano de 2005, em Outubro, a receita do IRC ficou-se pelos 3 075,4 Milhões de Euros e em Novembro ficou-se pelos 3 061,9 Milhões de Euros o que resulta um montante negativo durante o mês de Novembro de 13,5 MILHÕES DE EUROS. No ano seguinte, 2006, em Julho o valor acumulado era de 2 942,9 Milhões de Euros e em Agosto ficou-se nos 2 857,1 Milhões de Euros, o que resulta num montante negativo de 85,8 MILHÕES DE EUROS que não entraram nos cofres do Estado... (apelo a que vejam as imagens que se seguem para perceber o quanto dinheiro não entrou)


No fim de contas, com todos estes valores, fiz as contas e que o Sócrates fez um «Saco Azul» no montante total de 410 MILHÕES DE EUROS DAS EMPRESAS PORTUGUESAS! O que dá uma média de 68,3 MILHÕES DE EUROS ANUAIS, 5,7 MILHÕES DE EUROS MENSAIS, 190 MIL EUROS POR DIA! Agora pergunto, como é possível que muitos deputados, líderes do PSD, CDS-PP, PCP, PEV e BE não tinham dado conta isto?... Em 10 MILHÕES DE PORTUGUESES SÓ UM DETECTOU ISTO TUDO?... QUEM EXPLICA ISTO AOS PORTUGUESES?...
Aguardem pela segunda parte desta descoberta «macabra» das contas do Estado Português, só assim é que o povo português começa a acordar!...

1 comentário:

  1. Meu caro, isto funciona assim:
    As empresas pagam IRC de várias formas: Pagamento normal por conta (Julho, Setembro e Dezembro), pagamento especial por conta (Março e Outubro), Autoliquidação(Maio) e retenções na fonte de depósitos (uns trocos, mensalmente).
    Quando entregas a Modelo 22, e tens imposto a recuperar, o que acontece sempre que os PNC+retenções são superiores ao imposto apurado, o estado reembolsa essa verba. Normalmente esses reembolsos processam-se entre Julho e Outubro. Como em Agosto não há grande receita de IRC, e esses números funcionam todos em base de caixa, é NORMAL que tenhas uma receita negativa. Não sei que grandes especialistas terás consultado, mas é melhor reveres os teus critérios.

    ResponderEliminar