segunda-feira, 30 de agosto de 2010

«Reentré» Política que esquece os problemas do Portugueses

Até agora, já ouvimos muitos discursos do diversos líderes partidários, à excepção do PSD e do PCP que vão fazer os seus discursos de «reentré» nas próximas semanas, e nada se fala sobre o desemprego e da pobreza que em Portugal está a aumentar.
Alguns das pessoas que me conhecem, já reparou que tenho notícias um pouco desagradáveis, mas tendo em conta do regresso à vida política até agora não ouvi discursos sobre o desempregado que já afecta cerca de 589 mil desempregados e cerca de 49 % da população portuguesa se encontra pobre com um rendimento a baixo dos 370 Euros por mês.
O Discurso do Sr. José Pinto de Sousa (nome que é apresentado no Facebook depois de uma descoberta acidental da minha parte) só foi ao ataque do PSD, das políticas Neo-Liberais do Dr. Pedro Passos Coelho e das grandes medidas que o PS adoptou, que a meu ver são pouco valorizadas para a vida dos cidadãos, mas nada ouvi falar sobre os problemas que afectam de facto os Portugueses. Perante a comunicação social (resta dizer que estou sempre atento e agradeço um especial apreço a todos os órgãos de comunicação social que se apresentam na comunidade social Facebook), soube que nos últimos dois anos foram extintas 12 mil empresas, o que dá 6 mil empresas por ano, que dá 500 empresas por mês, cerca de 23 empresas por cada dia útil do mês e que dá uma média de 1 empresa por cada hora do dia (que aqui informo que só daria 23 horas apesar que cada dia têm 24 horas). Apoios às PME's? Onde estão?... Apoio aos desempregados, onde estão?... É com a formação que os desempregados conseguem ter melhores condições de trabalho?... Eu afirmo que não!
O Discurso do Dr. Paulo Portas foi mais ataque ao PS e ao PSD, fazer um referendo sobre segurança interna e cuidados paliativos mas também não ouvi nada sobre os problemas que afectam muito os portugueses. É verdade que a segurança interna afecta os portugueses, mas isso não é tão importante como o desemprego e a pobreza Também é verdade que a moldura penal portuguesa é muito «promiscua» e «permissiva» aos «patifes». E exemplo disso é um caso em concreto que soube na minha freguesia, apanharam um «patife», em Julho passado, em flagrante delito por seis crimes de roubo e sabem qual foi a moldura penal? Pena de 4 anos e 3 meses de prisão! Como sabem, existem atenuações na pena por bom comportamento junto do estabecimento criminal, que como sabemos é de metade da pena artibuida, 2 anos e 1 mês e meio e logo é solto. Acham isso justo?
O Dr. Portas queria referendar esta questão mas não vejo boa ideia, primeiro porque os Portugueses não estão preparados para tomar decisões sobre esta questão e segundo o referendo não iria ser vinculativo e podia agravar alguma tensão social. Portanto, mesmo que viessem a referendar eu iria ser abstencionista porque não sou eu a decidir que molduras penais poderia atribuir a cada «patife».
No caso do CDS-PP, lembraram-se dos desempregados e dos pobres?... Não! Que ideias têm o CDS-PP sobre este caso que afecta directamente os portugueses?... Fico a aguardar por respostas por parte do Dr. Portas...
O Dr. Francisco Louçã só falou de presidenciais, de derrota da direita e sempre o mesmo «disco riscado» do BE. Eu agora pergunto, porquê pensamos das presidênciais se ainda falta alguns meses para a campanha eleitoral? O BE só pensa ir para o Governo quando o próprio BE não têm ideias para o país ter mais riqueza mas vou avivar a memória de muitos portugueses, incluindo o BE. Nos anos 90 do século passado, qual foi o governo que conseguiu trazer alguma margem de manobra financeira os portugueses? Foi sem dúvida o Dr. Cavaco Silva! Independentemente de ter um Governo de maioria absoluta ou de minoria com acordos com todos os partidos representados na Assembleia da República. Alguma vez havia tanto crédito mal parado como hoje se fala? Nessa altura não! Alguma vez havia tantos desempregados como hoje vemos? Nessa altura não! Alguma vez havia muitos encerramentos de empresas como hoje vemos? Nessa atura não!
Conclusão, o PSD sempre foi um partido de Poder e um partido que soube gerir o pais com sacrifícios mas sem afectar os portugueses e as PME's. Portanto o BE pode criticar o que quiser da direita porque nenhuma esquerda parlamentar fez algo que beneficie os cidadãos. E se formos a ver em toda a Europa, só os partidos de direita é que têm governado com responsabilidade sem que ataque os cidadãos. Vejam por exemplo a actual Espanha! Zapatero não têm gerido da melhor forma o desemprego «galopante» que Espanha atravessa. Se nós portugueses, já vivemos este «pânico» desde do Governo Guterres no final dos anos 90, os espanhóis estão a sentir na pele o que começamos a sentir desde 1998, quando terminou a Expo'98 se bem recordam...
Agora pergunto ao Dr. Louçã, onde estão os desempregados e os pobres no discurso do BE?... A meu ver nada! Se em vez de atacar os «poderosos» do nosso país se pensasse atacar os «poderosos» de uma outra forma, se calhar poderia haver muito eleitorado PS a votar BE, mas como isso não acontece, grande parte do eleitorado PS vai mudar o seu sentido de voto para o PSD, que a meu ver acho muito bem.
Fico a aguardar os discursos do Sr. Jerónimo de Sousa e do Dr. Passos Coelho, esperemos que eles se lembrem dos desempregados e dos pobres em Portugal. Por parte do PCP, acredito que façam recordar dos desempregados mas por parte do PSD, eu vou esperar para ver!...

A maioria dos leitores perguntam, o «porquê de estar a falar deste assunto?» Pela razão que, estou a trabalhar num estudo na qual darei conta de quantos desempregados e pobres, isto dados do INE, freguesia a freguesia na qual será apresentada aqui neste blog e bem numa conferência que espero apresentar muito em breve no MC Coment e também estou a propor por parte de uma juventude partidária local que me permita apresentar junto dos seus militantes e também do público em geral. Esse estudo está em franco desenvolvimento pelo que espero que a qualquer momento esteja pronto a nível geral.
Portanto, fique atento ao blog, ao Facebook e ao Twitter porque assim que confirmar a data irá ser feito um anuncio público dessa conferência!

O MC Coment a surpreender os leitores que nos visitam!...

Sem comentários:

Enviar um comentário