terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Queixa para a ERC contra Manuel Luís Goucha e a TVI

Fiquei espantado de como é possível vivermos num país democrático e que dá poder a estes apresentadores 'matinais' para dizerem os disparates que quiserem quando a Lei da Televisão obriga com que devam informar de forma correcta.

Fiquem com a redacção da carta que chegou à ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social:

«No passado dia 24 de Fevereiro de 2012, no programa informativo Diário da Manhã, os Senhores Jornalistas convidaram os apresentadores do programa Você na TV, da mesma emissora, para serem entrevistados. Para espanto de todos os espectadores, os mesmos apresentadores começaram a fazer um apelo grosseiro e de uma total ignorância para os espectadores, o movimento anti-plasma. Os mesmos apresentadores queixaram-se de que estavam a ficar mais gordos por causa do tamanho da imagem que é apresentado dos receptores plasma (ou ecrã plano) com HD Ready ou Full HD.
Como é do conhecimento da ERC, está a ser feita a passagem do sinal analógico de televisão para o sinal digital e na qual permite que o tamanho de imagem seja feito em 16:9 contra os actuais 4:3.
Depois deste grosseirismo vindo de reputados apresentadores, que afinal de reputação foi baixar o nível, um espectador denunciou junto da página de Facebook do apresentador (Manuel Luis Goucha) com a seguinte mensagem:
«O vosso movimento anti-plasma (de forma correcta seria movimento anti-ecrã plano, porque existem mais tipos de ecrã plano para além do Plasma) é a coisa mais idiota que já ouvi na minha vida. O vosso movimento só surge, porque os ecrãs planos de hoje em dia são no formato 16:9 em vez de serem 4:3. Façam é pressão à vossa estação da treta para começar a emitir em 16:9 em vez de emitir no velho 4:3. Muitos canais europeus já o fazem. Assim já não ficam gordos...» (Sr. Jorge Ferreira que publicou no passado Sábado, dia 25 de Fevereiro de 2012 às 21:02, vide: https://www.facebook.com/manuelluisgouchatvi/posts/352234864799856?notif_t=feed_comment)
A atitude deste espectador, além de louvável, demonstrou alguma preeocupação sobre a forma como os apresentadores demonstraram publicamente e explicou a solução para não ficarem com a imagem deformada que lhes permitem ficarem 'gordos'.
Mas o que ainda mais me deixou indignado, como também os restantes espectadores e seguidores, foi a seguinte resposta feita pelo Sr. Manuel Luís Goucha no seguimento deste comentário feito por este espectador:
«Haja paciência para tanta falta de sentido de humor! MLG» (Domingo, 26 de Fevereiro de 2012, às 14:20, vide na mesma hiperligação supra citada)
Gostaria de perceber qual o sentido de humor sobre a atitude tomada pelo Sr. Manuel Luís Goucha? Será que a TVI e os Srs. Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira se esqueceram do que está previsto no n.º 1, Artigo 9.º da Lei n.º 8/2011, de 11 de Abril, que cito:
«Constituem fins da actividade de televisão, consoante a natureza, a temática e a área de cobertura dos serviços de programas televisivos disponibilizados:
a) Contribuir para a informação, formação e entretenimento do público;
b) Promover o exercício do direito de informar, de se informar e de ser informado, com rigor e independência, sem impedimentos nem discriminações;
c) Promover a cidadania e a participação democrática e respeitar o pluralismo político, social e cultural;
d) Difundir e promover a cultura e a língua portuguesas, os criadores, os artistas e os cientistas portugueses e os valores que exprimem a identidade nacional.»?... Pelo que concluo que desconhecem...
Mas o que mais me deixa indignado foi a forma como o Sr. Manuel Luís Goucha respondeu no seu programa aos seus espectadores: «Morte mas não é ao Plasma! Morte ao 16:9! (...) Concerteza, nós precebemos tudo e quando não percebemos, nós fazemos de conta e avançamos! Morte ao 16:9!...» (vide extracto em http://www.youtube.com/​watch?feature=player_detail​page&v=mNrsPOOyNfE)
Pelo que me dá a entender, o Sr. Manuel Luís Goucha está violar o n.º 1, do Artigo 9.º da Lei 8/2011, de 11 de Abril por negeligência.
Apelaria a V.Exas. a rápida análise da situação na qual coloca em causa não só ao desconhecimento da existência dos formatos como também ao incitamento aos espectadores para retirarem os receptores de ecrã plano na qual os cidadãos adquiriram para o processo de migração analógico-digital de televisão.»

Faço um apelo ao Sr. Manuel Luís Goucha, à Sra. Cristina Ferreira e ao Sr. José Fragoso (Director de Programas da TVI): Retratem-se e acabem com a 'peixeirada suja' que estão a fazer aos vossos espectadores e sobretudo acusar de cidadãos como o Sr. Jorge Ferreira de serem burros. Porque os burros são os senhores! E já agora, demitem-se da vossa função de apresentadores! Porque não é isso que justifica as vossas audiências e os vossos ordenados nada transparentes!

Fiquem com este vídeo exemplificativo que compara o 4:3 e o 16:9



NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA: A página de perfil de Facebook da Sra. Cristina Ferreira, censurou o responsável do MC Coment. Irá ser tomadas diligências para acusar a Sra. Cristina Ferreira de censura nos conteúdos e de ter uma má conduta para com os seus espectadores por não aceitar uma critica que lhe demonstra o seu atestado de 'burrice' declarada. (14:50)

Parece que a Saloia da Malveira detesta de ser acusada por não aceitar a livre opinião como num Estado de Direito vivemos.


NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA II: Recebemos para nosso espanto a resposta do mesmo apresentador: «Ainda ontem esclarecemos que a nossa brincadeira sobre o plasma tinha a ver não com os aparelhos em si mas com o sistema usado ou não pelas cadeias de televisão. Falámos justamente do 16.9 não usado pela TVI. Lamento que ontem não tenha assistido a essa parte do programa. Diz o senhor que já apresentou queixa na ERC, pois venha ela que cá estamos para nos defender. MLG»

Pois é Sr. Manuel Luís Goucha, mentir aos portugueses depois de ter blasfemado e ter menosprezado os espectadores que em bloco disseram que se a TVI mudasse a sua emissão de 4:3 para 16:9 SD terminaria o mito de ficarem gordos. Sem dúvida as suas declarações estão registadas e da qual esperamos que haja um pedido de desculpa formal e terminar com a forma de fazerem televisão.

Quando não se domina os assuntos, mantenham-se em silêncio, quem domina, apresente-os e debata-os com eles! (15:07)


NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA III: Novamente recebemos a resposta que aqui cito:

«Têm os espectadores respeito por mim, tal como eu tenho por eles ou não tivessemos as audiências que temos. Já reparou quantas pessoas tenho eu neste mural, por exemplo. E caro senhor, não menti porque esse não é meu hábito. Se pedir a gravação do programa de ontem verá que na emissão, logo ao começo, falámos dos plasmas e dos sistemas usados pelas televisões, procurando justamente explicar o que estava mal explicado. Está gravado e se necessário forneceremos a dita gravação. Fala o senhor de que a minha colega vai ser acusada de censura. Porquê?. Porque o baniu do seu mural? Mas é um direito que assiste a qualquer pessoa que tenha facebook. Não queira é o senhor censurar o nosso sentido de humor e nosso jeito de fazer televisão próximo das pessoas que são o nosso público. As pessoas gostam de nós porque lhe levamos alegria, porque somos sinceros, porque ajudamos, e de que maneira! Deduzo, pela foto com que se apresenta nos nossos murais, que é deputado. Pelos vistos com funções de acompanhamento da comunicação social. Permita-me a pergunta: será um daqueles deputados que ninguém conhece, arumado numa última fila, para fazer número, sem direito ou ocasião para fazer ouvir a sua voz em plenário?. Quer, porventura, tornar-se mais conhecido à conta de duas figuras, estas bem conhecidas do país (e às quais muitos politicos recorrem em tempo de campanhas eleitorais?). Depute, senhor deputado, que deve ser essa a sua função, para à qual eu e todos os portugueses contribuimos. MLG»

Aqui vai a minha resposta:

«Caro Manuel Luís Goucha, em primeiro lugar, vi o vosso video no sítio da internet da TVI e é falso o seu argumento. A popularidade só se faz com trabalho e não com um número de espectadores. Eu estive a ver muito atentamente parte do vosso mural e vejo alguns espectadores a denunciar algumas mentiras que apresentaram no vosso programa, logo demonstram a falta de sereadade junto dos vossos espectadores.
O mais grave é que 48 horas depois do vosso primeiro movimento, ainda 'deitaram mais lenha para a fogueira' e ficamos incomodados por ver dois apresentadores que têm a 'lata' de dizer: «Morte mas não é ao Plasma! Morte ao 16:9! (...) Concerteza, nós precebemos tudo e quando não percebemos, nós fazemos de conta e avançamos! Morte ao 16:9!...» Se o senhor não precebe o que é o 16:9, o 4:3, o aspect ratio, a difusão analógica e a difusão digital (como estamos a viver com a transição Analógico-Digital) então não diria o que disse de forma brejeira e um insulto arrogante pelas pessoas que alertaram! Ainda por cima existe um video que compara o 4:3 e o 16:9 no Youtube que apelaria que veja e depois tire as suas conclusões!
Quanto à atitude da sua colega, sem dúvida é reprovável, o senhor ainda teve o bom senso de me responder mas a sua colega teve o senso de banir as pessoas sabendo de que existe uma queixa que consideramos grave e que nada vos favorece como rostos de um programa que têm audiências porque os espectadores identificam o senhor e não a sua colega. Se ela têm problemas pessoais, não os extreiorize na televisão, a sensação que o espectador fica é que a sua colega têm problemas de integração social só porque se divorciou do marido. Qual é o interesse dos espectadores saber da vossa vida privada? Que eu saiba nenhuma e certamente o senhor me dará razão, mas é preciso fazer este populismo? Evidentemente que não!
Quanto à minha fotografia deixou aqui público o seguinte:
1. - Não sou deputado. E mesmo que fosse deputado, certamente estaria a denunciar o vosso comportamento, como o comportamento da empresa TVI - Televisão Indepentente, S.A. diversas vezes junto da ERC como já fiz por os senhores (TVI) não cumprirem os mínimos para fazerem televisão.
2. - Se fosse deputado da nação, se calhar faria melhor figura que os senhores. Porque falo e esclareço detalhadamente os meus pontos de vista e sobretudo ouvir os cidadãos coisa que, e nisso estaremos de acordo, a maioria dos senhores deputados não o fazem.
3. - A minha fotografia vai na sequência de uma intervenção pública que fiz num colóquio sobre Televisão Digital Terrestre promovida pelo Presidente da Comissão Parlamentar para a Ética, Cidadania e Comunicação (Dr. Mendes Bota) em que na qual questionei um dos oradores sobre conteúdos regionais e ao outro orador presente acusar de falta de regulação do espectro e de muito mais coisas que em 3 minutos não dava para denunciar. Foi um colóquio amplamente discutido nas redes sociais e em blogs (entre os quais o meu que mais têm revelado sobre o processo) e houve uma total e manifestamente apoio por parte de todos e da qual me são solicitadas várias informações da qual estou sempre disponível para esclarecer e sensibilizar.
4. - A Assembleia da República é a Casa da Democracia e casa de qual eu tenho muito respeito e acho que se nenhum cidadão vai ao Parlamento assistir a debates quinzenais, intervir em colóquios e conferências é porque não está a exercer o seu direito de participação junto das instituições públicas. Já agora, convido o Sr. Manuel Luís Goucha a ser mais participativo nesses mesmos eventos que a Assembleia da República faz, se calhar os seus pontos de vista poderão ser atendidos ou até mesmo pode contribuir mais e melhor para o Estado.
Lamento que o senhor tenha estado a responder e depois baixa o nível como a TVI apresenta. Se fomos analizar, quem ganha as audiências nem é a TVI mas sim os canais de circuito fechado, ao qual a TVI24 está contemplada. Acho que daqui teriamos um bom ponto de partida para se debater no seu programa o conceito de televisão, quais os objectivos da televisão e elucidar espectadores, responsáveis de antena e apresentadores o que querem fazer da televisão? Criar novos mortos como a TVI já nos presenteou com a morte do Angélico Vieira e Francisco Adam? Chega meu caro senhor! Chega!
Queremos uma televisão mais amiga das pessoas mas que façam das pessoas um pouco mais inteligentes e não mais retrogada com valores que nada demonstram o espírito do nosso povo.»


Este senhor que apoiou Aníbal Cavaco Silva à Presidência da República em 2011 acusa-me de apagado, indirectamente?... Apagado seria o Sr. Manuel Luís Goucha que não leu os dois anteriores artigos sobre televisão na qual denuncia muita coisa e da qual nunca fui ouvido. Fica aqui provado de que a formação e a arrogância dos apresentadores em nada favorece e o trabalho cívico dos cidadãos que nunca são questionados, nunca são convidados para seja o que for e que têm pontos de vista que podem converger para a retoma de certos valores que favorecem os portugueses que se perderam ao longo das última décadas.

Talvez seria tempo de se debater a sério e falar sério sobre os assuntos... (17:51)

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA IV:

Manuel Luis Goucha, infelizmente não sabe aceitar os argumentos das pessoas e resolveu-me banir. Vai ser apresentado uma queixa junto das autoridades por censura ao livre pensamento. Seria uma boa oportunidade do Senhor Manuel Luís Goucha estar mais vezes calado em vez de dizer barbaridades.

Fiquem com mais um vídeo que entretanto mais ajuda os nossos leitores sobre as diferenças entre o 4:3 e o 16:9.



(18:08)

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA V:


Foi reforçada a queixa junto da ERC de censura por parte do Sr. Manuel Luis Goucha e da Sra. Cristina Ferreira. Lamento que estes senhores não saibam usar bem as redes sociais e não sabem aceitar uma critica que lhes permitiu as devidas correcções e sobretudo acabar com a campanha negra que andaram a fazer e que muitos cidadãos tiveram o bom senso de esclarecer e elucidar a estes apresentadores do que é o aspect ratio das televisões. Seria uma boa oportunidade para se reverem as posições actualmente e sobretudo pedir desculpas formais ao bom nome de todos que andaram a sensibilizar, correctamente, os cidadãos. Tendo em conta a gravidade da situação, iremos preparar um video de comunicação pública e na qual é apresentada a nossa indignação e sobretudo darmos o dever de esclarecer o que foi não transmitido aos espectadores por via desta emissora. (12:02 - 29 de Fevereiro de 2012)



NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA VI:


Após sucessivos contactos, sem sucesso, por parte da estação emissora, foi reforçada a queixa junto da ERC invocando a falta de respeito, baixo nível dos apresentadores e ser atentado o bom nome de um espectador que tentou resolver a questão de forma esclarecedora e na qual foi agravado.

Agradeço a informação junto de vários blogs e fóruns de debate mas aqui a 'culpa não morre solteira'. A Televisão Portuguesa pode ter os dias contados... Sinceramente, dar atestados de menoridade aos espectadores, que são, neste momento, parte envolvida no processo, não merecem as faltas de respeito por parte de apresentadores, produtores e editores do programa.

Quando alguém da produção tiver o bom senso de rever as suas posições e terminar com esta 'peixeirada suja' que provocaram, certamente vai ser dado o início a uma revolução em como queremos para a nossa televisão aberta, que nos permite alargar os nossos horizontes e sobretudo que forme a identidade de um povo que não é mal educada, não é mal formada e que se interessa pelo seu país, apesar de ironizarem muito. (16:01)


NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA VII:

Em resposta às faltas de respeito que voltaram no dia 1 de Março e porque hoje faz uma semana que iniciou a campanha negra pelos apresentadores, começa a ser distribuido e difundido um video, que gradualmente vai ser traduzido em inglês, francês, alemão e espanhol (inclusivé) e disponibilizado pela rede, para se dar a conhecer ao publico global do que é a televisão portuguesa.

Infelizmente, estes senhores não falam com as comunidades portuguesas espalhadas pela Europa que todos os dias sentem represálias por parte de cidadãos nacionais europeus de que 'Portugal gosta de viver "há grande e há francesa"' e de que 'Portugal é um país de tristes' com o foclore e o sangue que espelham para o exterior, com as notícias que são publicadas.

Fiquem com o video e escandalizem-se com o sentimento que os telespectadores deveriam de ter depois de um apresentador sem respeito nem educação responde aos seus espectadores. Só responde a quem lhe convem... Lamentável...



O mesmo vídeo, no final, também homenageia todos os homens e mulheres que trabalharam e participaram nessa grande aventura das telecomunicações em Portugal que se chamava Oniway, como em artigos anteriores foram recordados... é o sentimento actual dos portugueses quando vêem programas tão jucosos como este.

«Eu não falo com brancos, eu não falo com pretos, eu não falo com lampiões, eu não falo com lagartos, eu não falo com homens, eu não falo com mulheres, eu não falo com 'gays', eu não falo com a minha mulher, eu não falo com os meus empregados, eu não falo com jovens, eu não falo com ninguém... Até quando? Mude de atitude.»

(06:58, 2 de Março de 2012)


NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA VIII:

Tendo em conta que estamos a ser observados (para não dizer vigiados) pela Produção do programa Você na TV da TVI - Televisão Independente, S.A. vamos deixar um importante aviso:

Como pelos vistos não gostaram de ser melindrados por espectadores insatisfeitos que pretendiam que fosse reposta a verdade da informação e sobretudo esclarecer os espectadores sobre o conceito do 16:9, vamos ser forçados a ter que resolver ir por caminhos mais complicados porque os prinicipios do decoro e da decência desceram de 'tamanha vil' que implica recorrermos para os tribunais os insultos e o excesso de brincadeira por parte da TVI, Manuel Luís Goucha, Cristina Ferreira, Produção e Edição do programa Você na TV.

Deixamos o aviso de que: se na Segunda-Feira voltam a mencionar mais o caso ou mesmo o nome de «Miguel do plasma», na Terça-Feira, dia 6 de Março, irei deslocar-me ao Campus da Justiça e formalizar uma queixa contra a TVI, Manuel Luís Goucha, Cristina Ferreira e respectiva equipa de produção do programa Você na TV.

Temos recebido muitos apoios, mensagens de solidaredade e grupos de Facebook a manifestar o repudio por parte das estações de televisão que disponibilizam equipamentos e meios para permitir as emissões em 16:9.

Já agora faço um apelo à TVI, mudem o slogan! «TVI - Uma televisão feita por si»??? Mas desde quando?... Fica aqui a sugestão: «TVI - Uma televisão feita por ignorantes».

(20:40)


NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA IX:

Como estes senhores continuam a fazer 'gato sapato' aos espectadores e que continuam a ofender constantemente e gratuitamente todos os que vêem televisão, fiquem com esta informação que é relevante para os péssimistas.

Deslocamos a várias lojas de electrodomésticos e questionamos se têm quebras de vendas de televisões de ecrã plano, e espantem-se com a resposta: «Estamos a vender pouco.» ou «Estamos a ter quebras muito grandes nas vendas.»

Questionamos também se ainda vendem televiões CRT (as televisões velhinhas que muitos de nós temos nas nossas casas) 4:3 e espantem-se também com a resposta: «Não vendemos! Eles já deixaram de fabricar.»

Está na hora da RTP, SIC e TVI deixarem de emitir todos os seus programas em 4:3 SD para 16:9 SD porque eles já investiram nos equipamentos que permite as emissões 16:9. Reforço, a TVI recebeu muitos fundos comunitários para as emissões 16:9, recordam-se do Pal Plus? A TVI foi pioneira e o que fez ao dinheiro? Foi para pagar os salários milionários destes ignorantes. (22:47, 4 de Março de 2012)


NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA X:

Parece que estes dois apresentadores se esqueceram do Artigo 37º da Constituição da República Portuguesa:

«1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.
3. As infracções cometidas no exercício destes direitos ficam submetidas aos princípios gerais de direito criminal ou do ilícito de mera ordenação social, sendo a sua apreciação respectivamente da competência dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei.
4. A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia, o direito de resposta e de rectificação, bem como o direito a indemnização pelos danos sofridos.»

Pois é! A Lei e clara é pena é que os portugueses acreditam em tudo o que estes senhores apregoam e afirmam.

Fica claro de que Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira (claro alargando a própria TVI) não gostam de serem criticados para justificar as audiências que se revela FALSAS!

(13:34, 13 de Março de 2012)

15 comentários:

  1. E quem fala assim não é gago! Já era altura dos canais nacionais generalistas passarem as emissões para 16:9. Não sei mesmo do que estão à espera...

    Será que pensam que o mundo vai acabar em 2012 e que por isso não vale a pena fazer nada?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, agradecemos o apoio. Não deixamos de estar indignados com atitude que merece repudio como também alguma educação aos Srs. Apresentadores de Programas de Televisão.
      Quanto à questão das emissões 16:9, actualmente podem ser feitas mesmo usando o SD. Reforço que o Canal 24 Horas da Televisão Espanhola emite em 16:9 SD e não 16:9 HD puro. As estações de televisão estão a investir em equipamentos (sobretudo câmeras) que possam fazer um simulcaste 4:3 e 16:9 mas até lá... ficaremos a aguardar por melhores dias...

      Eliminar
  2. Falta de educação e acima de tudo falta de respeito pelos portugueses, só nos atiram lixo para os olhos, programas de péssima qualidade, informação nada rigorosa, nem isenta, tudo é válido para enganar o povo.
    E entao na questão da TDT é a maior aldrabice e fraude que ja assistimos, comparando com a TDT dos outros países da Europa.
    Estou indignado com este tipo de pessoas (apresentadores), sem cultura e muito pouca educação... que ao quererem ter graça, começam a meter nojo, desculpem o adjectivo mas é isso q me provocam.
    Deixei de ver a tv portuguesa, principalmente a este tipo de programas autênticos atentados a inteligência de um povo com uma enorme história e cultura. É pena ninguém fazer nada e que marque a diferença pela positiva.
    Vejo por essa europa fora os canais tv públicos a serem o motor em exibir bons programas, boa informação, bom entretenimento, respeitando horários, e respeito pelo espectador, coisa q em portugal não assisto.
    A RTP é uma desilusão completa. É vergonhoso o que se passa no reinos da Tv em Portugal, desde o processo TDT ate as estações privadas e a RTP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Félix,

      Têm toda a razão sobre o autêntico telelixo que vemos mas a culpa é sempre a mesma: não há regulação neste sector. Mas os portugueses também é uma quota parte de culpa e gosta de ver estes espetáculos que nada se enquadra com a Lei.
      Mas já agora faço uma sugestão, que tal irmos todos ir à Sede da TVI e exigir falar com os responsáveis do Canal, os Apresentadores e a Direcção de Programas da TVI e registar tudo em directo sem publicidade e demonstrar a indignação? Eu posso ser porta-voz da indignação.

      Eliminar
    2. Apoio a iniciativa. Não só a TVI mas as restantes estações.

      Eliminar
    3. Caro Félix,

      Têm razão que não é só à TVI que deve ser feito este tipo de manifestações revoltantes contra a televisão mas no momento presente deve-se atacar a líder de audiências e a líder em passar atestados de menoridade aos cidadãos, a TVI.

      Eliminar
  3. "Se pedir a gravação do programa de ontem verá que na emissão, logo ao começo, falámos dos plasmas e dos sistemas usados pelas televisões, procurando justamente explicar o que estava mal explicado."

    Você a seguir responde que viu esse vídeo. Eu não o encontro, pode dizer qual é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está no sítio da internet da TVI e está lá no programa emitido em 24 de Fevereiro de 2012.

      Eliminar
  4. Concordo com a sua iniciativa. Já é tempo de mostrarmos claramente que o tempo de nos fazerem de parvos acabou!

    No entanto, não posso deixar de clarificar alguns pontos.

    Em primeiro lugar, se é certo que a passagem para o digital permite várias funcionalidades, entre as quais, o formato 16:9, não é verdade que este seja exclusivo das emissões digitais. Com efeito, já durante os anos 90, a U.E. chegou a subsidiar emissões em PAL Plus (http://en.wikipedia.org/wiki/PALplus), uma norma 16:9 analógica, retro-compatível com os televisores convencionais.

    Da mesma forma, o 16:9 é apenas uma relação de ecrã. Não é uma tecnologia específica dos televisores plasma, nem de televisores de "ecrã plano". Tanto assim, que as emissões de demonstração da defunta HDTV analógica europeia (http://en.wikipedia.org/wiki/HD-MAC), em 1992, foi realizada em CRTs de ecrã curvo. Associar o formato 16:9 a "ecrãs planos", é fazer o mesmo que critica a MLG.

    Quanto à personagem em causa, mais valia que não tivesse saído da cozinha, pois a avaliar pela amostra, dificilmente terá uma carreia enquanto humorista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro,

      O sistema Pal Plus não teve grande sucesso em Portugal porque esse sistema foi uma prova de fogo para o famoso 16:9 SD que actualmente vemos.

      Quanto à personagem Goucha, pelos vistos a ignorância e a brejerice (para não dizer que a homossexualidade lhe afectou a puco inteligência que tinha) é a sua marca para transmitir aos outros cidadãos de forma errada. Humorista só conheço um e chama-se Herman José mas pelo menos têm algum decoro em mandar piadas.

      Eliminar
  5. Caro MC Coment,

    O Sistema Pal Plus não teve sucesso em Portugal, tal como outras tecnologias por falta de vontade na implementação. Basta ver que só tivemos Tv a cores a partir de 1980, quando as primeiras emissões europeias datam de 1967. O Teletexto, popular na Europa dos anos 80, só apareceu em Portugal quando já era obsoleto. HDTV é o que vemos. RTP-HD, disponível apenas em plataformas de assinatura, apesar da possibilidade aberta com a TDT (tendo inovado no facto de manter exatamente os mesmos canais na transição).
    A ideia de um canal HD partilhado entre as várias televisões é simplesmente ridículo, tal como esta campanha do MLG.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro,

      É verdade e têm toda a razão em tudo o que disse e por isso que a TDT é uma boa oportunidade e estamos a lutar por isso.

      O Canal HD partilhado é ridiculo mas a culpa, e continua a ser, o Governo anterior que pensou que se fazia uma união de esforços quando foi um termendo erro da qual estamos a pagar uma factura bem pesada.

      Quanto à campanha do MLG vamos ter novos desenvolvimentos, esteja atento...

      Eliminar
  6. Quando a SIC oferece Audi Q5, BMW Z3, a TVI milhares de €uros, poderiam canalizar esses valores, para evoluir pois os "Flintstones" já tinha TV plana e em formato 16:9, é repugnante ver filmes nestes canais pois por vezes nem as legendas aparecem todas, não querem o 19:9, não querem o "plasma" ok vale mais emitirem os filmes com as barras por cima e por baixo mas via-mos o filme tudo, mas a mudança terá de dar-se pois alem dos televisores CRT já não se fabricarem são cada vez maiores os ecrans vendidos se continuarem a emitir em 4:3 vão parecer muito mais gordos como dizem, não vejo TVI, nem nunca vi, SIC raramente, RTP não está sintonizada no meu televisor, vejo TDT Espanhola (vivo a 40km de Espanha), pois não há conteúdos nacionais ao nível da minha inteligência, e acho que os meus bisnetos irão morrer (tenho neste momento 38 anos) e não haverá esses conteúdos é escandaloso também ser uma empresa privada que detêm uma plataforma de TV Paga, gerir a rede de distribuição dos canais TDT, será mais que natural que tudo irá prejudicar a TDT - um vendedor do grupo PT disse-me uma vez quando lhe perguntei por boxs TDT "...Pões o MEO..." eu respondi-lhe não há dinheiro para a assinatura e a resposta foi "... deixas de comer um bife ou dois e assim já terás dinheiro para a assinatura." ai têm a resposta, na zona onde vivo tenho 3 emissores de TDT a menos de 20km, a zona não é nada acidentada, mas há zonas mortas se cobertura alguma o emissor espanhol que sintonizo está a 70km e tenho normalmente níveis de sinal e qualidade na ordem dos 80%, dai a desistência da TV portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro zefo,

      É o prolema da televisão portuguesa, um autêntico telelixo cheio de erros e ao mesmo tempo uma clara violação abusiva da Lei da Televisão.

      Quanto à questão da TDT, é connexa a este artigo (que ainda continua na ERC, à espera de decisão final...) mas o problema continua a ser este: Onde está a Crise? Onde está o Dinheiro? Será que estamos a iludir com dinheiro onde não existe?...

      A Televisão não pode vender 80% de ilusão, por isso que estamos 'atulhados' de dívidas. E estes senhores, que dizem que ajudam, afinal estão a vender uma ilusão! E não é isso que se pretende na nossa televisão portuguesa!

      Eliminar